[RESENHA DE FILME] LA LUNA (2012)

La Luna (A Lua) é um curta-metragem da Pixar Animation Studios, exibido em 2012, escrito e dirigido por Enrico Casarosa. A película chegou a ser indicada merecidamente ao Oscar pela categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.

A projeção, que dura aproximadamente 7 minutos, se passa ao longo de uma noite na qual um garoto, acompanhado do seu pai e do seu avô, vai pela primeira vez para o mar em um bote de madeira, acompanhá-los no trabalho. O peculiar trabalho trata-se de varrer as estrelas da superfície da lua, sendo o trio responsável por mudar as fases lunares.

Durante os primeiros minutos, é possível ver o garoto tendendo a imitar seu pai e seu avô e fica claro que ambos possuem maneiras diferentes de realizar a mesma tarefa, ficando a criança indecisa sobre qual dos dois deve seguir. A questão fica maior quando diante do problema enfrentado, o pai e o avô não conseguem resolvê-lo, porém a criança, entrando em contato com sua criatividade e autenticidade, consegue a solução.

Quantas vezes nós nos vemos presos aos padrões impostos pela nossa família ou pela sociedade e impedimos que nossa natureza criativa se expresse? Somos, muitas vezes, o garoto da história tentando resolver um quebra-cabeça, mas nem sempre é possível escutarmos nossa sabedoria interna por estarmos fixados a um padrão de comportamento que engessa.

Sabendo ponderar os conhecimentos advindos de fora e expressando a criatividade inata, é possível que chegamos mais perto de encontrar nossa identidade.

Para assistir, basta clicar no link abaixo:

 

Escrito por

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Formada em Psicologia Clínica na abordagem Transpessoal pela ANPPT e Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ponta Negra de Natal-RN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s