[RESENHA DE LIVRO]: A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS

Todos nós, em especial todas nós, mulheres, temos uma avó, ou pelo menos uma representação de uma senhora, que nos inspira sabedoria, serenidade, confiança, cuidado, mas ao mesmo tempo coragem, ousadia, obstinação, intimidação. Essa imagem da grande mulher, ou grande mãe, habita em nosso imaginário, mas mais do que isso: habita em nós enquanto possibilidade de ser.

O livro de Clarissa Pinkola Estés, mesma autora do best seller Mulheres que Correm com os Lobos, trata das qualidades da mulher que se permite “ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem”. Explico: a proposta é perceber que essas características não são exclusivas às senhoras matriarcas, nem morrem com elas; as qualidades que elas sustentam estiveram nas mulheres que vieram antes delas e igualmente estão nas jovens que vieram depois.

A leitura, que é acolhedora como a comida de uma avó e aconchegante como o colo de uma mãe, convida as mulheres a viver plenamente, o que não significa não passar por dificuldades. Viver de verdade é, para a autora, se permitir, mesmo nas situações mais difíceis, ser a força que se está destinada a ser; viver desde o mais ordinário até os seus limites lembrando quem se é, usando o que verdadeiramente já se possui.

O desafio de ser jovem enquanto velha, e velha enquanto jovem, é se sentir “abençoada apesar das hesitações, quedas, tempo perdido, certezas, perspicácias e mitificações, pois tudo isso é combustível para avançar”. É se permitir fazer o que quer, sem se sentir em dívida com ninguém, como fazem as velhas; é se entregar ao novo com ingenuidade e abertura, como fazem as jovens. É saber ser resistente e ensinar as outras a também o serem; é estar no mundo sem deixar de pertencer a si mesma; é ouvir a intuição que não diz que não consegue, mas busca reunir o que é preciso para realizar; é honrar aquelas que são as raízes fortes do que somos hoje, enquanto honramos a nós mesmas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s