[RESENHA CRÍTICA] LIVRO: O Lado Sombrio dos Buscadores de Luz (2001)

Apenas quando tiver a coragem
de encarar as coisas exatamente como elas são,
sem enganar a nós mesmos nem nos iludir,
surgirá uma luz dos acontecimentos,
permitindo que o caminho do sucesso
seja reconhecido.

I Ching
Hexagrama 5, Hsü,
Espera (Nutrição)

 

   Você já se questionou por que ficamos aborrecidos com a arrogância de um colega, o egoísmo de um parente, a resposta rude de um estranho? Debbie Ford em seu livro O Lado Sombrio dos Buscadores de Luz (The Dark Side of the Light Chasers), publicado em 2001, traz a tona algumas reflexões a respeito de aspectos conscientes e, principalmente, inconscientes que tendemos a esconder e negar. O conjunto desses aspectos foi denominado pelo médico e psicólogo suíço Carl Gustav Jung de “sombra”.

   Esse lado sombrio, que existe em todos nós, consiste em todas as coisas que pretendemos não ser e todos os aspectos que rejeitamos, que tendemos a não mostrar para o mundo e para nós mesmos. Porém, o que muitas vezes não nos damos conta é que esses aspectos sombrios da nossa psique precisam ser conhecidos para nos sentirmos verdadeiramente livres e inteiros, pois ser inteiro consiste em ser tudo: bom e mau, o positivo e o negativo. Em vez de tentar encobrir nossas sombras, precisamos reconhecer, assumir, integrar as coisas que mais tememos enfrentar.

   Jung nos ensina que:

“Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão”.

   Portanto, entendemos que tomar consciência do nosso lado mais obscuro não é fácil, tampouco rápido. Debbie Ford, nesta obra, além de nos apresentar a teoria e exemplos práticos de workshops que ministrou durante sua vida, vai além: nos propõe exercícios de enfrentamento e integração da nossa sombra a cada fim de capítulo.

   O Lado Sombrio dos Buscadores de Luz com certeza será um guia para um caminho de grandes revelações e transformações internas, proporcionando conhecimentos e instrumentos para trazer à consciência o que já está dentro de você. Por consequência, esta leitura mudará seu relacionamento com você mesmo, com os outros e com o mundo.

Escrito por

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Formada em Psicologia Clínica na abordagem Transpessoal pela ANPPT e Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na Zona Norte de Natal-RN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s