Espiritualidade nas Organizações – Uma Preocupação Com a Saúde do Trabalhador

   O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é comemorado em vários países no dia 01 de maio e com isso vem algumas reflexões, como por exemplo a importância da espiritualidade nas empresas. Mas falar sobre espiritualidade nas empresas ainda gera muitos preconceitos e dúvidas. Você sabe dizer por que isso acontece?

   É importante explicar que a espiritualidade não se encontra isolada, mas que ela é uma das dimensões do ser humano e que está interligada a outras quatro dimensões, sendo elas a dimensão física, a dimensão sensorial, a emocional e a mental.

   Nos ateremos ao conceito de espiritualidade nas organizações, que não tem a ver com práticas religiosas, igreja, estruturas sociais, políticas ou econômicas, mas está ligada ao sujeito, que em um ato intuitivo ou existencial, sente-se ligado à espiritualidade de uma forma particular, porém não individualizada. A espiritualidade não exclui nenhuma fé religiosa como forma específica de vivenciar a espiritualidade, mas não se fixa em nenhuma forma específica dela.

   A espiritualidade de que tratamos aqui, segundo Richard Barrett, tem a ver com a elevação dos valores de uma empresa, ou seja, a existência de uma cultura que considere além do lucro, da segurança financeira, do reconhecimento, da comunicação e do aprimoramento dos sistemas e processos (necessidades básicas), também valores que visam o comprometimento, confiança, paixão, abertura, transparência, visão compartilhada, realização do colaborador, perspectiva de longo prazo, ética, compaixão, preocupação com as futuras gerações, humildade no dia-a-dia.

   Mas como isso interfere na saúde do trabalhador?

   Uma organização que guie suas práticas através de uma perspectiva de curto prazo e tenha a burocracia, o controle excessivo, o autoritarismo, excesso de horas de trabalho presente em seu cotidiano, muito provavelmente suas práticas serão movidas pelo medo, o que gera angústia e pressão nos colaboradores.

   Para que haja um desenvolvimento e crescimento saudável da organização, é importante que as empresas deem importância para a criação de uma cultura pautada no alinhamento dos valores individuais aos da organização.

   Assim, é fundamental que as empresas se atentem para todos os aspectos do seu desenvolvimento, que engloba também o espiritual, mas que se não estiver ligado a um bom acompanhamento financeiro, cuidado com a saúde integral dos colaboradores, busca de novas oportunidades, qualidade, construção e manutenção de relacionamentos saudáveis, a dimensão espiritual da empresa acabará por ser uma utopia.

Referências:

Barrett, Richard. Libertando a alma da empresa: como transformar a organização numa entidade viva. São Paulo: Cultrix, 2000

Barrett, Richard. Building a values-driven organization: a whole system approach to cultural transformation. Oxford: Elsevier, 2006

Cardoso, M. & Ferrer, R. MetaModelo integral de gestão: segunda parte. Journal of Integral Theory and Practice, 2013.

Hallak, Beatriz. O alinhamento de valores pessoais e organizacionais: estudo de caso em uma empresa de energia. Niterói, 2008.

Moraes, Fábio; Eboli, Marisa & Teixeira, Maria Luiza. As relações entre os valores e competências da educação corporativa dos bancos no Brasil. XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2012.

RÖHR, Ferdinand. Diálogo em educação e espiritualidade./ organizador Ferdinand Rohn. 2º ed. revisada-Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012

Toyama, Rebeca. Coaching: um processo integrativo para uma vida plena, 2016. http://academiacoachingintegrativo.com/site/

Wilber, Ken. Psicologia Integral: Consciência, Espírito, Psicologia, Terapia. São Paulo: Cultrix, 2002.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s